quarta-feira, 26 de setembro de 2012

MANIFESTO CONTRA AS DEMISSÕES NO SETOR ELÉTRICO.


A REDUÇÃO TARIFÁRIA E O CUSTO PARA OS TRABALHADORES E CONSUMIDORES

Realmente o Brasil é um país de contrastes, somos a sexta maior economia do planeta e ainda assim um exército de miseráveis está esquecido pelas ruas, aumenta a formalização do mercado de trabalho, mas a qualidade do emprego cai, o TSE promove avanços na tecnologia de coleta de votos, mas permite a farra de partidos políticos com o dinheiro público. Somos um país do futuro, pena que a corrupção e a miopia política retardem a chegada deste futuro.
Até quando a sociedade aceitará de forma passiva que o manto diáfano de parte da imprensa a serviço do poder deturpe o entendimento por parte do povo, que é preciso rever o modelo de desenvolvimento adotado no país e, rediscutir o papel do Estado?
Recentemente o governo anunciou a redução tarifária para consumidores residenciais e industriais, tão logo tomaram conhecimento da decisão governamental as empresas se debruçaram sobre as planilhas de custos para buscar meios de manter a lucratividade do negócio. Os resultados destes estudos já podem ser sentidos na prática, centenas de trabalhadores estão sendo demitidos.
Para os “iluminados” técnicos do governo e das empresas estas demissões não passam de ajustes necessários, para os demitidos e suas famílias estas demissões significam a escuridão do desemprego e o choque da falta de respeito profissional.
A rentabilidade das empresas de distribuição de energia sempre foi alta, pois na privatização o governo sempre ficou com os segmentos deficitários ou menos lucrativos. A ANEEL  e outros órgãos que atuam na regulação do setor elétrico não poderiam reduzir gradualmente as tarifas e permitir uma assimilação de forma menos impactante, por parte das empresas? A redução da carga tributária incidente sobre as tarifas não foi suficiente para amenizar este impacto? As concessionárias realmente precisam demitir, ou mais uma vez se aproveitam de ações isoladas do governo para saciar seu irracional apetite por lucros?
Ocorre que estes eletricitários são aqueles que se especializaram e acumulam mais conhecimento técnico do setor, agora são penalizados por terem bom desempenho e receberem melhores? A perversa lógica capitalista recomenda a demissão de trabalhadores com maiores salários; salários. Nos últimos anos ocorreu forte redução do quadro de trabalhadores, mas o número de consumidores tem crescido. Vem mais exploração por aí.
A AOESP é veemente contra qualquer demissão  decorrente do ajuste tarifário, a tecnologia deve estar a serviço da melhoria da qualidade do serviço prestado e não para dedurar trabalhadores que buscam defender seus empregos junto aos seus sindicatos. Afinal de contas quando é para entregar carta de oposição nos sindicatos às empresas permitem e até estimulam o uso de veículos por parte de seus funcionários, e as ausências de seus postos de trabalho não são punidas. A liberdade dos trabalhadores se expressarem deve ser defendida em todos os momentos e não somente quando é conveniente para a empresa, como é prática da AES Eletropaulo. Eletricitários de todo o Brasil, uni-vos.


São Paulo, Setembro de 2012
Washington Santos (Maradona)

Nenhum comentário:

Postar um comentário