domingo, 9 de setembro de 2012

ELETRICITÁRIOS DE SÃO PAULO: 67 ANOS DE CONSCIÊNCIA DE CLASSE


Prezados companheiros, no dia 04 de Setembro passado o Sindicato dos Eletricitários de São Paulo completou 67 anos de existência e defesa dos interesses dos trabalhadores do setor elétrico brasileiro. Muito mais do que os parabéns, esta valorosa e combativa entidade merece o nosso respeito e reconhecimento.
A história dos Eletricitários de São Paulo é repleta de posições firmes e iniciativas pioneiras, começando pela organização da categoria eletricitária, passando pelas conquistas de direitos básicos, enfrentando as irresponsabilidades do processo de privatização e o estabelecimento de alianças políticas. Tudo isto movido por uma única crença, a de defender e honrar os compromissos com o trabalhador eletricitário.
A história da luta da classe operária apesar de antiga ocupou um lugar de destaque nos estudos na década de 1890, quando os governos europeus reconheceram a existência política de movimentos operários firmemente organizados. Neste momento inúmeras bandeiras da luta operária também eram eixos centrais das propostas dos partidos socialistas. Apesar de muito próximos, o trabalhismo e o socialismo não são movimentos idênticos, tanto que o movimento operário tem crescido em importância política, enquanto que o socialismo às vezes peca pela perda de foco no estabelecimento de prioridades coletivas.
Resgatando Marx, reafirmamos que o movimento organizado da classe operária é um agente essencial da transformação social em função, da conscientização dos trabalhadores e da disposição das suas lideranças em se dedicar a causas de interesses coletivos.
Também é fato que a força de um sindicato depende do grau de consciência e participação política dos trabalhadores; neste sentido para mantermos avivada nossa consciência de classe e nossa unidade de luta devemos nos sindicalizar e fortalecer a nossa luta constante.
Finalizando a AOESP se congratula e reconhece o valor do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo na defesa dos interesses da classe operária.
PARABÉNS A TODOS.

Washington Santos (Maradona)

Nenhum comentário:

Postar um comentário